ABSOLVERE DEBET JUDEX POTIUS IN DUBIO QUAM CONDEMNARE.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sociologia

AS REVOLUÇÕES, EVOLUÇÕES E A SOCIOLOGIA
A sociologia origina-se das idéias de alguns pensadores que procuraram discutir a sociedade de seu tempo
As grandes transformações existentes surgem com as crises mundiais, com a sociologia não foi diferente, ela é fruto da revolução industrial na Europa.
Este fenômeno chamado sociologia é a ciência que estuda toda forma de conhecer e de pensar a natureza da sociedade, que teve seu gênese a partir do século XV na sociedade feudal. AS grandes transformações ocorridas neste século favoreceram para a expansão marítima, as reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarino, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico .
Ao mesmo tempo que o mundo tomava nova forma territorial, com novos povos, novas culturas, novos modos de explicar as coisas, vai exigir a reformulação do novo modo de ver e de pensas das pessoas. Toda essa expansão territorial acelerou o desenvolvimento da economia monetária e mais tarde foi decisiva na gestação do processo de industrialização européia. Pouco a pouco vai se desenvolvendo uma estruturação estatal , nascia o Estado moderno baseado na produção e nas comercializações internas e externas.
No século XVII a burguesia européia sustentava o comércio entre os países europeus e estendia a todos os povos do mundo, comprando e vendendo mercadorias. Com esse fato, as empresas passaram a se interessar cada vez mais pelo aperfeiçoamento das técnicas de produção investindo em inventos, visando produzir com menos gente e ao mesmo tempo aumentando seus lucros. Os trabalhos que os homens desenvolviam com as mãos ou com ferramentas passava, a partir de então, a ser feito por meio de máquinas, elevando muito o volume da produção de mercadorias. Essas transformações, em que o homem realizava trabalho servil, conjugado à herança cultural e intelectual irão definir como explosivo século XVIII.  
No século XIX, a consolidação do sistema capitalista na Europa irá fornecer os elementos que servirão de base para o surgimento da SOCIOLOGIA como ciência particular. A sociedade encontra-se desorganizada e em ebulição, a desordem e a anarquia imperavam em decorrência da metamorfose nos princípios metafísicos e teológicos, que não mais se adequavam à sociedade industrial e expansão.
As transformações que ocorreram no século XIX, que passaram pela emergência de novas fontes de energéticas, novos ramos industriais, bem como pela alteração nos processos produtivos, com a introdução de novas máquinas e equipamentos, farão germinar a organização dos trabalhadores em associações e sindicatos, com eclosão de movimentos voltados para a transformação radical da sociedade capitalista. Nasce com esse descontentamento dos trabalhadores o movimento socialista.
Em 1865, a sociologia emerge no Brasil sob a influência do positivismo. Pode se afirmar que é no período de 1930/40, que a sociologia coloca seus alicerces no Brasil, pois definia-se mais claramente com outras áreas do conhecimento afins, como literatura, a história e a geografia e institucionaliza-se com a criação de escolas e universidades.
Por: RAFAEL NUNES e TÚLIO COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário