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terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sociologia

É a ciência que estuda as causas sociais e políticas. Também estudam a origem e o desenvolvimento das mais variadas sociedades humanas (no aspecto geral e no aspecto particular).  
O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
      
Sociologia como Ciência Social
      
A Sociologia é considerada como sendo uma ciência social porque é uma ciência que está para estudar o comportamento básico da sociedade. Sociologia tem um caráter vinculativo à natureza.
Émile Durkheim foi o precursor da Sociologia Científica. Ele conceitua o Fato Social como uma coisa, um acontecimento social. São maneiras de pensar, de sentir e de agir exteriores e dotadas de uma coerção (coerção psicológica: coercibilidade).
Karl Marx foi um dos mais influentes cientistas sociais. Suas obras exerceram e ainda exercem grande influência na sociedade, como um todo e principalmente nas decisões políticas do Estado.

A Sociologia acadêmica

A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
Um fato marcante foi à penetração da sociologia na Universidade como disciplina acadêmica através de Émile Durkheim, ele acreditava que se cada membro da sociedade, tendo uma atividade profissional mais especializada, passava a depender cada vez mais do outro, provocando uma relação de cooperação e de solidariedade entre os homens. 

A Sociologia no Brasil e no ensino médio

O ensino de Sociologia no Brasil é marcado por um processo pendular de inclusão e exclusão da disciplina no ensino fundamental e médio.
Em 1891, pela primeira vez no Brasil é proposta na Reforma Benjamim Constant, a disciplina de Sociologia no ensino “secundário”.
O segundo período tem suas configurações determinadas pelo regime ditatorial que se inicia com a decretação do Estado Novo em 1937, e pelo autoritarismo militar instaurado pelo golpe de 1964. Em 1941 a Reforma Capanema retira a obrigatoriedade da Sociologia nos cursos secundários, afora o curso normal. Fato que demarca o início do segundo período.
Em 1982 a Lei 7.044 de 18 de Outubro torna a optativa para as escolas a profissionalização no ensino médio. Vale ressaltar que em 1971 a Reforma Jarbas Passarinho tornou o ensino médio profissionalizante, e retira a obrigatoriedade da Sociologia na formação de professores, acabando assim com qualquer possibilidade de atividade docente nesta área naquele período histórico.
Em 1986, a secretaria de educação do estado de São Paulo, realizou concurso público para admissão de professores de Sociologia, fato que resultara de toda uma movimentação que ficou marcada pela mobilização da categoria em torno do “Dia Estadual de Luta Pela Volta da Sociologia ao 2º Grau” em 1983, promovida pela Associação dos Sociólogos. E ainda, em Minas Gerais, a Universidade Federal de Uberlândia incluiu, em 1997, a Sociologia, a Filosofia e a Literatura como disciplinas constantes tanto do vestibular tradicional como do PAIES (Programa Alternativo de Ingresso no Ensino Superior).
Outras vitórias, não menos importantes, também vieram, caso do Rio de Janeiro (1989), Distrito Federal (1985), Pará (1986), Pernambuco, Rio Grande do Sul, entre outros estados, em que a disciplina de Sociologia passou constar em seus currículos escolares.
Tornar obrigatório o ensino de Sociologia no ensino médio é tão importante quanto sua legitimação por parte da sociedade, outro desafio que gradativamente vem sendo superado.

Por: REGINA CÉLIA FARIA

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