ABSOLVERE DEBET JUDEX POTIUS IN DUBIO QUAM CONDEMNARE.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

1. SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DOCONHECIMENTO

Sociologia tem como objeto o estudo da sociedade.
Nesse compasso, a sociologia não surgiu derepente, nem brotou da idéia de um único autor é fruto de conhecimeto de várias pessoas ao decorrer dos tempos.
A sociologia tem a função, de ao mesmo tempo, obsevar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitaliesmo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida os cidadãos.
A socilologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo pode refletir interesses de algumas categorias social ou ser usada como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência.Nesse sentido, se expõe o paradoxo das Ciências Sociais, que ao contrário das ciências da natureza (como a biologia, física, química, etc), as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo o conhecimento é um produto social.
Como toda a forma de conhecimeto intitulada ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade de seu universo de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realiade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais.

Por: LARISSA DANIELLE, MARINA REIS SILVA, SAMUEL ALVEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário